No último dia 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e apesar desta data ter sido criada em 1972 ou mais precisamente 41 anos pela ONU, este dia fica mais evidenciado para chamar a atenção das pessoas de como é importante preservar o planeta e suas riquezas naturais, já que a ação do homem está modificando o estado normal do planeta e os bens naturais estão cada vez mais escassos.
Com a ação predatória do homem sobre o planeta e suas riquezas naturais, se fala cada vez mais o termo "sustentabilidade" que é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana , portanto são as ações que tem como intuito a preservação, como consumo saudável e evitar desperdícios.
Um ponto que nos deixa muito incomodados é a fome, e tal fato é agravado com hábitos que passam despercebidos em nossa sociedade, mas bem que poderiam ser resolvidos com a conscientização de todos nós sobre o desperdício dos alimentos, os números assustam; A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), informa que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano no planeta. O desperdício acontece principalmente pelos consumidores finais que compram uma quantidade que não vão poder consumir na sua totalidade, cerca de 20% do que é comprado é desperdiçado.
Um terço da produção de comida no nosso planeta é perdida. O desperdício de alimentos consome por demais os recursos naturais e contribui para impactos negativos no meio ambiente. Todos os recursos que foram usados são desperdiçados na produção dos alimentos não aproveitados. Por exemplo, são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite, e cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado. E gases estufas são emitidos ao longo em toda a cadeia de produção.
O Papa Francisco condenou a "cultura do desperdício" que é impulsionada cada vez mais com o consumismo, palavras do Papa: "Deus confiou ao homem e à mulher o cultivo e o cuidado da Terra, para que todos pudessem morar nela, mas o egoísmo e a cultura do desperdício levaram ao descarte das pessoas mais fracas e necessitadas. Mais ainda, em muitas partes do mundo, apesar da fome e da desnutrição existentes, muitos alimentos são desperdiçados" , e ainda fez feliz citação: que todo bom alimento jogado fora é alimento roubado da mesa dos pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário